Mãe, profissional, esposa, dona de casa, amiga… ao longo da vida, vamos somando vários papéis. Não é por acaso que uma das reclamações mais comuns nos dias atuais é a falta de tempo. Será que o Google tem uma resposta satisfatória para a pergunta “Como ser uma mãe organizada”?
É como aquela imagem do equilibrista de pratos. Precisamos manter todos os pratos girando em equilíbrio. Pode não parecer fácil, nem simples, mas acredito ser totalmente possível.
Penso que não se trata exatamente de falta de tempo, mas de organizar nosso tempo. Afinal de contas, todos temos as mesmas 24 horas por dia, certo? Se algumas pessoas conseguem ser mais produtivas que outras, certamente é porque se utilizam de ferramentas de organização.
Com algumas dicas práticas podemos alcançar essa sonhada organização e deixar a vida bem mais leve. Deixa eu te mostrar algumas ideias de como organizar seu dia a dia.
Aqui você encontra:
Tarefas simples devem ser realizadas imediatamente
A verdade é que é muito fácil procrastinar. Se deixarmos a vida correr no modo automático, temos a tendência a ir acumulando tarefas para fazer depois.
Acontece que o depois nunca chega. Quando vemos, temos uma pilha de tarefas acumuladas e aí dá muito mais preguiça de resolver as coisas.
A dica para deixar a vida mais simples e organizar seu dia a dia é fazer essas pequenas tarefas assim que elas se apresentam. Chegou em casa do trabalho, já guarda o casaco no guarda-roupa e coloca o sapato no lugar adequado.
Depois da janta, já lava a louça antes de se jogar no sofá. Filhote chegou do colégio, direciona ele para resolver as tarefas da escola em seguida.
Se a atividade leva entre 5 e 10 minutos, vale a pena fazer na hora! Assim vamos mantendo tudo organizado em vez de acumular itens para serem resolvidos futuramente. É uma ótima estratégia de otimização do tempo.
Tarefas complexas devem ser realizadas no período produtivo
Cada pessoa tem um período do dia em que é mais produtiva. Alguns já despertam com a corda toda, outros precisam de um tempo para acordar de verdade. É o chamado relógio biológico.
É muito importante identificar como funciona o ritmo do seu corpo e ter claro qual o seu período mais produtivo do dia. Sabendo se você é do tipo diurno ou noturno, facilita a divisão das tarefas ao longo do dia.
Prefira sempre definir as tarefas mais complexas no seu período mais produtivo. Atividades que demandam muito trabalho cognitivo e tomada de decisões, por exemplo, precisam do cérebro fresco e bem ativo.
Deixe as atividades mais físicas, porém que demandem menos atenção, para os momentos de menor concentração ou maior cansaço. Eu, por exemplo, sou uma pessoa diurna. Facilita minha organização escrever textos no período da manhã e lavar a roupa no fim do dia.
Antecipar-se previne o caos
Antecipação anda sempre junto com organização e planejamento. Aliás, ser uma pessoa organizada e fazer seu planejamento pessoal nada mais é que antecipar situações e pensar no que ainda está por vir.
Na prática, esse tipo de atitude ajuda a prevenir o caos dentro de casa. Deixar a mochila do filhote preparada na noite anterior facilita imensamente na agilidade necessária na manhã seguinte.
Deixar separada a roupa que será usada no dia seguinte poupa muito tempo, especialmente para aquelas pessoas que acordam sonolentas. Ter alimentos prontos congelados otimiza muito o preparo do almoço ou jantar.
Vale a pena pensar no que pode ser antecipado aí na tua casa para facilitar o funcionamento da família. Depois que o caos se instala é bem difícil remediar a situação e voltar para a tranquilidade. Prevenir que ele aconteça é uma ótima dica para uma melhor organização diária.
Manutenção da organização
Ninguém precisa deixar a bagunça ficar generalizada para só então arrumar a casa. É bem melhor dedicar um pequeno tempo por dia na manutenção da organização do que precisar separar um fim de semana inteiro para cuidar disso.
Seguindo as dicas anteriores, provavelmente, a manutenção da organização acontecerá naturalmente. Se as coisas saírem do controle, não precisa desistir de tudo! Respira fundo, da aquela geral para retomar as rédeas da situação e volta para o foco da manutenção.
Outro ponto que facilita a vida e ajuda muito a organizar seu dia a dia é envolver todos os moradores da casa nessa manutenção da organização. Cada membro da família tem responsabilidade no bom funcionamento da casa. Independente da idade.
Claro que as tarefas precisam ser ajustadas de acordo com a capacidade de cada um. Mas é importante envolver todos no processo. Isso aumenta o engajamento e o comprometimento com o todo.
Utilize uma ferramenta de organização
Existem diversos tipos de ferramentas de organização. Há quem prefira fazer listas, há quem opte por um aplicativo no celular, há quem recorra a uma agenda ou planner.
Depois que eu descobri o planner, nunca mais consegui viver sem. É nele que eu organizo todas as áreas da minha vida e da minha família. O planner foi minha escolha pessoal de ferramenta de organização.
Mas não importa qual a ferramenta escolhida. O importante é identificar o sistema que funciona para ti e tua família é aplica-lo com consistência e persistência. Depois que sentimos os benefícios da organização no nosso dia a dia queremos mantê-la para sempre!
Artigo elaborado por Talita Rodrigues Nunes, casada com o príncipe Charlles e mãe do Vinicius. Fala sobre organização, poesia e reflexões de vida pós-maternidade no blog Só Melhora (somelhora.com.br)
Veja também:
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!