Artigo elaborado pela Dra. Roberta Castro – Graduada em Pediatria, Mestra em Saúde Materno-Infantil e Doutora em Medicina.
Atualizado em Janeiro 2024
OS PRIMEIROS MIL DIAS
A expressão “primeiros mil dias” refere-se à vida de uma criança desde o momento em que ela é concebida até os 24 meses (que correspondem aos 2 anos de idade).
Este é um momento muito importante na vida de todos nós, pois é nessa fase que o cérebro, a imunidade e o organismo crescem e se desenvolvem MUITO.
Atualmente, muitas pesquisas mostram que a saúde, nutrição e o estresse de uma gestante podem sim afetar o futuro do bebê. Além disso, depois que o bebê nasce, tudo o que ele recebe pode ter um impacto ao longo de toda a sua vida.
Os bebês precisam, nos seus primeiros mil dias de vida, de uma alimentação saudável, de segurança, de proteção, de carinho, de um ambiente saudável dentro e fora do útero e de muitas brincadeiras!
A natureza é muito perfeita e uma demonstração disso é que o cérebro do bebê se desenvolve mais rapidamente durante os primeiros mil dias do que em qualquer outro momento da vida.
A forma como ele se molda e se adapta ao ambiente contribui para o tipo de pessoa que o bebê será.
Uma dieta balanceada da mãe na gestação e do bebê na primeira infância contribuem significativamente para que o bebê possa aprender, ter habilidades físicas e para que suas emoções de desenvolvam de maneira saudável.
Sabe-se também que o estresse muito intenso de uma gestante pode afetar o sistema nervoso e o crescimento do bebê, levando a problemas de saúde mais tarde, quando esse bebê cresce e se torna adultos.
Doenças no coração, pressão alta, obesidade e diabetes podem ser complicações disso. Por isso, é muito importante procurar ajuda profissional.
Para que seu pequeno tesouro possa viver os melhores primeiros mil dias possíveis, é importante que a gestante faça o pré-natal, tenha uma dieta saudável, evite fumar, beber ou usar drogas durante a gravidez, procure ajuda em caso de se sentir deprimida, e leve seu bebê ao pediatra para que ele possa ter um acompanhamento adequado.
Outra forma de garantir uma boa nutrição para o seu bebê é manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Procure ajuda especializada caso tenha quaisquer dificuldades.
Nessa série de textos, comentaremos sobre o desenvolvimento do bebê mês a mês, desde o período neonatal (um bebê de até 28 dias de vida é chamado de recém-nascido) até os dois aninhos (24 meses).
Conversaremos sobre temas importantes, como amamentação/alimentação, sono, xixi e cocô, vacinas, segurança, crescimento e desenvolvimento de cada um dos meses do seu pequeno.
Ao final de cada texto, teremos as perguntas mais frequentes que as mães fazem com relação ao bebê de cada idade.
Aproveite!
Veja também:
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!